10.6.10

CÂMARA E SENADO FAZEM ACORDO PARA USAR CRITÉRIOS AMBIENTAIS EM COMPRAS

Visando introduzir critérios de sustentabilidade em suas compras - que contemplem, por exemplo, a proteção ao meio ambiente -, o Senado e a Câmara dos Deputados assinaram nesta quinta (10) um acordo para a realização de estudos conjuntos. Os estudos serão realizados pelo Senado Verde e pelo EcoCâmara, núcleos que implementam os programas de gestão ambiental das respectivas Casas.
A assinatura ocorre no âmbito de dois eventos promovidos pelo Congresso: a 4ª Semana do Meio Ambiente do Senado e a programação comemorativa, realizada pela Câmara, do Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado em 5 de junho).
O diretor do Senado, Haroldo Tajra, lembrou que a Casa realizou na última segunda-feira, em conjunto com o Ministério do Planejamento, um seminário para discutir o incentivo a licitações públicas que dêem preferência a bens e serviços sustentáveis. Para representantes do governo, essa seria uma forma de induzir o setor privado a privilegiar produção e oferta "sustentáveis", já que o Poder Público é um grande comprador.
A coordenadora-geral do EcoCâmara, Janice Silveira, informou que os estudos decorrentes do acordo entre Câmara e Senado serão conjuntos, mas que a elaboração das normas internas para as compras serão realizadas separadamente por cada Casa.Koiti Koshimizu / Agência Senado