15.9.10

Abertas inscrições para candidatos a diretores de escolas públicas em Minas Gerais

Os profissionais da educação interessados em pleitear o cargo de diretor já podem se inscrever para o 3º Exame de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar de Escola Estadual. As inscrições para o exame começam nesta quarta-feira (15) e a certificação, que tem validade de quatro anos, habilita o candidato aprovado a exercer o cargo de diretor de escola estadual, caso seja o escolhido pela comunidade escolar no processo de indicação de diretor. Podem se inscrever, até o dia 30 de setembro, os servidores estaduais, efetivos ou efetivados, que atuem nas carreiras de professor de educação básica, especialista em educação básica, supervisor pedagógico e orientador educacional. Além disso, o servidor deve ter formação superior voltada para o magistério e ter obtido pontuação igual ou superior a 70 pontos no último período da avaliação de desempenho individual.
As inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria de Estado de Educação através do link www.educacao.mg.gov.br/certificacao . A previsão é de que o exame seja aplicado no dia 21 de novembro de 2010. Os candidatos lotados em escolas vinculadas às Superintendências Regionais Metropolitanas (SRE) A, B e C farão prova em Belo Horizonte. Os demais prestarão o exame nas sedes das SREs às quais estiverem vinculados. A prova terá duração de quatro horas e será composta por 60 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro opções de resposta. O conteúdo será retirado do guia de estudos específico, organizado pela Secretaria de Educação, e disponível no site da secretaria.
A certificação será concedida ao candidato que obtiver o percentual mínimo estipulado para cada competência. A listagem dos candidatos certificados será disponibilizada no “Minas Gerais” e também no site da SEE até 15 de dezembro, de acordo com o cronograma. Embora não garanta ao candidato a nomeação/designação ao cargo de dirigente escolar pretendido, a certificação é um requisito essencial para participar do processo de indicação de diretor de escola.
Professores certificados

A Secretaria de Estado de Educação já promoveu dois exames de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar de Escola Estadual, nos anos de 2006 e 2007. Nas duas edições foram certificados 11.364 educadores nas 46 Superintendências Regionais de Ensino do Estado. Atualmente, 851 dos 853 municípios de Minas Gerais possuem professores certificados.

Nenhum comentário: