25.9.10

Inaugurado o parque estadual Lapa Grande


Na sexta-feira (24), foi inaugurado o Parque Estadual Lapa Grande, em Montes Claros. Cerca de 600 mil reais foram investidos na sua infra-estrutura que contou com a construção de uma portaria e reformas no conjunto arquitetônico da sede do parque, uma casa que será o Centro de Visitantes, uma sede administrativa, alojamentos para funcionários e pesquisadores, uma cozinha e uma ETE- Estação de Tratamento de Esgotos.
Criado em 2006, o parque ocupa a sede da antiga fazenda Lapa Grande. A região abriga importantes mananciais de fornecimento de água para a comunidade de Montes Claros e cidades vizinhas.

A vegetação predominante é o cerrado. O parque possui um extenso patrimônio natural e arqueológico, com 58 grutas, o destaque fica para a gruta Lapa Grande, que tem 2,2 quilômetros de extensão e dá nome ao parque. Foram catalogadas na UC cerca de mil pinturas rupestres, um importante patrimônio arqueológico a ser preservado.

O Refúgio de Vida Silvestre tem como objetivo proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

Nenhum comentário: