7.12.10

Matias Cardoso é elevada a capital de Minas neste dia oito


Nesta quarta-feira, 08/12, às 10 horas, na praça da Matriz Cônego Marinho, o governador em exercício e presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho, junto com o prefeito de Matias Cardoso, presidirão a solenidade “Dia dos Geraes” e entrega da Medalha Mathias Cardoso & Maria da Cruz – Comenda Civismo e Consciência dos Gerais.
O evento que chega à sua terceira edição vai homenagear 30 personalidades com as medalhas Mathias Cardoso para os homens e Maria da Cruz para as mulheres. Mesmo com a elevação de Matias Cardoso a capital do estado, no dia 8 de dezembro, ainda fica a expectativa de que o município seja reconhecido oficialmente como o mais antigo povoamento de Minas Gerais, além da primeira igreja do Estado, dividindo a condição de primeira cidade mineira entre Mariana e Matias Cardoso.
foto: divulgação
Matias Cardoso é mais antigo povoamento de Minas Gerais
e possui a primeira igreja do estado
A primeira formação urbana surgida em território mineiro, segundo o sociólogo e pesquisador João Batista Costa Almeida, Joba Costa, aconteceu no ano de 1660, no Norte de Minas, sendo que em 1695, se deu a inauguração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição pelos jesuítas, em Matias Cardoso. Por isso, o sociólogo defende que haja uma alternância da comemoração do Dia de Minas e do Dia dos Geraes.
MOVIMENTO CATRUMANO
O Movimento que surgiu em 2005, composto por personalidades de diversas áreas distintas, implementou o conselho da Medalha que é formado pela AMAMS - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Fundação Genival Torinho, Fundação Darcy Ribeiro, AVAMS, e as prefeituras de Matias Cardoso e Montes Claros.
O presidente da AMAMS e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, disse que a cada edição o “Dia dos Geraes” vai se consolidando e ganhando credibilidade junto à sociedade mineira.
- Não tenho dúvida de que brevemente os Gerais, através do município de Matias Cardoso, vai ser reconhecido de fato e de direito como o que abrigou primeiro povoado do estado, e assim nos permitirá dividir a honraria com Mariana, que realiza o Dia de Minas. Pois, assim como existe as Minas, existe também os Gerais, destacou.
O prefeito de Matias Cardoso, João Cordoval de Barros, o João pescador, disse que é muito importante que aconteça este reconhecimento, pois ajudará o município ser reconhecido em todo estado. Lembrou que as presenças do governador Anastasia no “Dia dos Geraes”, em 2009, e dos 92 prefeitos da região e deputados que fazem parte da bancada no Norte de Minas, na Assembléia Legislativa, foram fundamentais para a consolidação de importantes projetos, principalmente no setor educacional, onde o governo do estado liberou 1,7 milhão para reforma e construção de prédios escolares.
Além das 30 personalidades que serão homenageadas nesta quarta-feira, o prefeito João Pescador disse que os homenageados que não puderam participar da entrega da medalha, em 2009, podem receber nesta edição.

Nenhum comentário: