19.2.11

A Inovação do Rádio

                 Muitos já vêem com certo descrédito o rádio AM na atualidade, época em que a evolução tecnológica leva a todos os cantos do mundo áudio e vídeos com qualidade digital. As audições passaram por uma revolução com a propagação do rádio em freqüência modulada ou simplesmente FM, no qual há uma programação voltada principalmente para uma clientela jovem onde se desenvolve toda uma linguagem própria com o uso de gírias bem como uma seleção musical bem dirigida ao público alvo.
                As programações do rádio AM, de certa forma têm perdido espaço, porém há de se considerar que por muitas décadas dominou a comunicação radiofônica em todo o mundo, e agora, divide espaço com esse novo sistema.
                As empresas de maiores investimentos têm conseguido “driblar” as adversidades com criatividade e muito investimento financeiro, o que lhes permitem estar inserido no atual contexto tecnológico, produzindo até mesmo o que chamamos de rádio com imagem, dentre as quais eu cito a rádio Jovem Pan de São Paulo que se tornou numa rede de rádios enorme, lideradas pela Jovem Pan AM.
                No interior por sua vez, os investimentos também são proporcionais ao seu faturamento, o que requer ainda mais criatividade por parte de seus administradores que acabam fazendo façanhas mirabolantes, para dar vida a este poderoso veículo de comunicação que é o rádio, e o rádio AM especialmente cujo alcance é maior.
                Há alguns anos atrás a rádio Itatiaia de Belo Horizonte ensaiara transmissões de jogos de vôlei por ocasião da ascensão do Minas Tênis Clube, onde se não me falha a memória o narrador é o hoje brilhante repórter Álvaro Damião que era recém chegado na emissora, mas ficou por aí mesmo e continuou no seu forte que são as transmissões de futebol.
                Em Montes Claros, com a fundação do time de vôlei (BMG Montes Claros) a rádio Terra AM deu aos ouvintes um belo presente que foi a transmissão das partidas da Liga Nacional de Vôlei que envolvia o time da cidade.  A idéia foi tão bem recebida pelos torcedores que já se nota uma grande massa assistido aos jogos pela televisão com o áudio na rádio Terra, na qual todos puderam acompanhar o surgimento de um grande talento da narração desse esporte em especial que é o Adely Mendes que hoje pode se firmar como o primeiro efetivo narrador de vôlei pelas ondas do rádio. Narrador de muito boa dicção, não usa de linguagem chula e deixa o ouvinte com a sensação de estar presente no ginásio.
                Nas primeiras transmissões realizadas pela rádio Terra, houve um trabalho que não sei se foi intencional, mas bastante didático, uma vez que o esporte não contava com a mesma popularidade do futebol, por exemplo, trabalho este que contou e conta até hoje com competência de um comentarista de nome Rubem Ribeiro, que além de comentar o que se vêm em quadra não se esquece de explicar à medida do possível, as regras do esporte, formando um público muito especial que tem aumentado de forma considerável a audiência da emissora, inclusive congestionando as transmissões via internet, através do site: http://www.radioterraam.com.br/ bem como aumentado o público nos jogos do BMG Montes Claros, que com a divulgação maciça da emissora tem se tornado uma curiosidade para um público que tinha apenas o futebol como esporte para ser acompanhado.
                Aos leitores deste blog, fica aí a sugestão do “novo” no velho rádio AM,  pela rádio Terra  AM 760 MHZ ou pela internet através do site http://www.radioterraam.com.br/

Nenhum comentário: