11.5.11

Unimontes amplia experiência com o Expresso Solidário


Foto/Divulgação                                                                              
Unimontes amplia experiência com o Expresso Solidário
A atuação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em projetos extensionistas além do território mineiro deverá ser ampliada depois da experiência de acadêmicos e professores no Piauí. Através do Expresso Solidário, 7,1 mil pessoas foram beneficiadas nos municípios de São Miguel do Fidalgo e São Francisco do Piauí, em ações nas áreas de Saúde, Direito e Justiça, Cidadania, Educação, Cultura, Esporte e Lazer.A iniciativa segue os moldes de programas bem-sucedidos que a instituição desenvolve em sua área de abrangência, como o Unimontes Solidária, implantado em 2003 e que já atendeu 101 mil pessoas de 21 municípios do Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e do Mucuri, ainda com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média estadual.
Os trabalhos do Expresso Solidário - Conexão Minas-Piauí - foram realizados no início do ano, com a participação direta de 30 alunos de diversos cursos do campus-sede, vinculados à Liga Extensionista Universitária (Lexu), e de três professores da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE).
Os atendimentos do Expresso Solidário no Piauí foram definidos a partir das demandas locais: palestras (meio ambiente, gravidez na adolescência, DSTs), custo da produção de frutas e projetos pedagógicos para escolas de base, exames preliminares como aferição de pressão arterial, testes de glicose e cálculo de massa corporal, orientações sobre escovação e ruas de lazer.
A experiência na Unimontes no Nordeste foi além dos atendimentos à comunidade dos dois municípios do Piauí. Na viagem de ida, o grupo pôde conhecer as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Essa última é sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco, também visitada pelos universitários mineiros.
Os alunos participaram ainda das comemorações de uma das datas-símbolo do Piauí. Em 24 de janeiro, a cidade de Oeiras, primeira capital daquele Estado, sediou a festa alusiva ao aniversário de 188 anos da adesão piauiense à Independência do Brasil com a entrega da Ordem do Mérito Renascença. O Poder Executivo foi transferido para a cidade durante todo o dia. O governador Wilson Martins recebeu a equipe da Unimontes durante a solenidade e foi presenteado com uma camisa do projeto Expresso Solidário.
Outra visita do roteiro aconteceu no município de São Raimundo Nonato, também no Piauí, que abriga o Museu do Homem e o Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado o maior conjunto de sítios arqueológicos do mundo. Nessa cidade, a equipe manteve encontro com a arqueóloga e pesquisadora Niède Guidon, uma das principais especialistas em pinturas rupestres.

Nenhum comentário: